Aulas especiais para Idosos, bebês e gestantes
A criança principalmente em seus primeiros anos de vida, passa por um processo intenso de desenvolvimento e maturação. Até os 05 anos de idade, ela tem a capacidade de ter 90% do seu cérebro preparado para o futuro.
E o que isso tem a ver com a natação para bebês?
Na verdade, todos esses desenvolvimentos podem ser auxiliados e estimulados com a natação.
O bebê já é adaptado ao meio líquido desde a gestação, são capazes de executar diversos movimentos natatórios, demostrando uma série de reflexos, comuns na primeira infância. Tudo através de estímulos estereoceptivos, ou seja, atividades que busquem facilitar o desenvolvimento dos órgãos sensoriais das crianças, como o tato, a audição, o olfato, e a visão. O ideal é que a musicalidade também faça parte das aulas, pois estimulam a memória e aumenta o vocabulário significativamente.
E são inúmeros benefícios que a natação proporciona aos bebês. Além de melhorar a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cardio respiratória e muscular, tranqüiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias.
Um dos momentos mais importantes na natação é o exercício constante que se faz com os pais. É a inteligência emocional que através de atividades específicas, faz uma aproximação entre todos os bebês, seus familiares e o professor. Esse contato é de extrema importância para o desenvolvimento afetivo, já que sabe-se que o controle emocional é basicamente formando aos 02 anos de idade.
A natação para bebês faz parte fundamental de estudos da psicomotricidade e através do seu conceito que faz-se todo o planejamento.
Normalmente as aulas de natação são ministradas junto com os pais na piscina até os 03 anos de idade, para que as crianças tenham condições de aprender com segurança, transformando o medo do desconhecido em um ambiente alegre e prazeroso.
_______________________________
Mas, as principais recomendações feitas para as gestantes são:
Toda atividade física deve ser iniciada somente com prescrição médica e o médico deve especificar quais as atividades físicas que a gestante deve fazer e a intensidade ideal dos exercícios.
A flutuação durante os exercícios dão suporte as gestantes e resulta em efeitos que na terra seria impossível de se fazer grávida, ou pelo menos desconfortáveis. Há uma imensa liberdade durante os exercícios, pois a flutuação ajuda a aumentar a amplitude dos movimentos sem a resistência do atrito, auxiliando na movimentação.
Além disso, como o corpo fica submerso, o estresse articular também diminui, devendo ser levado em consideração por conta da execução dos exercícios de alongamento.
A natação ainda diminui o aparecimento das varizes, controle da frequência cardíaca fetal e materna, aumento da diurese, diminuição da formação de edemas, controle no aumento de peso, aumento da resistência muscular, melhoria da sociabilizarão e auto imagem e controle postural acentuado.
A natação ainda diminui o aparecimento das varizes, controle da frequência cardíaca fetal e materna, aumento da diurese, diminuição da formação de edemas, controle no aumento de peso, aumento da resistência muscular, melhoria da sociabilizarão e auto imagem e controle postural acentuado.
Já as desvantagens da natação e do trabalho aquático são: dificuldade de fixação, isolamento dos movimentos, repetidas saídas da piscina por conta do aumento da diurese e a ansiedade que pode ser causada por conta da água.
A água ajuda a diminuir a dor e pela pressão hidrostática diminui os edemas. Com o aquecimento muscular, ocorre a diminuição do tônus muscular e isso favorece o relaxamento e a diminuição dos espasmos musculares e também realiza o alongamento muscular e aumenta e fortalece a resistência muscular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário